Projetos do Ilê Aiyê | Caderno 2 Produções

Caderno 2 Produções -



Publicado em 3 de maio de 2012

Projetos do Ilê Aiyê

Alguns projetos desenvolvidos pela Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê estão sob a administração da Caderno 2 Produções, dentre eles Noite da Beleza Negra e Carnaval. A parceria com o Ilê Aiyê foi consolidada após a Caderno 2 efetivar a captação de recursos junto ao Grupo Pão de Açúcar que, através do Extra Hipermercados, patrocinou alguns projetos culturais da entidade.

Noite da Beleza Negra

Nesta noite que se elege a Deusa do Ébano que representará o Bloco em todos os eventos realizados durante o ano no Brasil e no Mundo. É a festa da reafirmação da mulher negra, da cultura afro-baiana, que proporciona uma reflexão profunda do papel da mulher negra na sociedade brasileira.

Carnaval

A cerimônia do desfile do Ilê Aiyê, que ocorre em Salvador desde 1975, conta com 2.000 integrantes, negros, e sai do Curuzu na noite de sábado, chegando à Praça Castro Alves no começo da manhã de domingo. Nascido no Bairro da Liberdade, o Ilê Aiyê caracterizou-se como uma agremiação da comunidade negra e firmou-se como um dos principais agentes no resgate da auto-estima e elevação da consciência da população negra de Salvador. Através do bloco de Carnaval, intervenções culturais e atitude, o grupo cultural Ilê Aiyê vai construindo uma nova consciência negra em Salvador: participante, cidadã, e orgulhosa da sua história.

Blackatitude

Projeto que contempla programação de shows musicais na Senzala do Barro Preto, com convidados especiais e atrações locais, recepcionados pela Band’Aiyê. Este projeto tem por finalidade garantir, através da venda de ingressos dos shows realizados na sede, a manutenção física da Senzala do Barro Preto e dos projetos educacionais e sócio-culturais desenvolvidos pela Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê. A primeira edição foi realizada com a chancela do Programa Conexão Vivo, patrocinado pela empresa Vivo S.A.

Studio de gravação do Ilê Aiyê

Studio de Gravação do Ilê Aiyê

O projeto de implantação do estúdio de gravação de música no Centro Cultural Senzala do Barro Preto, da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, objetiva dinamizar e ampliar as ações dos projetos culturais desenvolvidos nas áreas de música e de dança. O Studio do Ilê Aiyê servirá para impulsionar a criação e a produção de gravação de músicas do próprio bloco, abrindo espaços para que outras entidades da cultura afro-baiana e outros grupos musicais locais possam viabilizar projetos de gravação dos seus trabalhos artísticos, através da locação do espaço. O projeto recebeu o patrocínio da AMBEV (1ª etapa) e da Vivo (2ª etapa) – Conexão Vivo.

Print Friendly